Entrevista ao historiador Sanjay Subrahmanyam

Entrevista de Jean Marcel Carvalho França a Sanjay Subrahmanyam, importante estudioso do império português na Ásia, para o jornal Folha de São Paulo. O historiador indiano, que escreveu uma biografia sobre Vasco da Gama, analisa a forma como a historiografia portuguesa tendeu a mitificar o célebre navegador.

Endereço: www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/histvg_4.htm


Duas recensões de Império à deriva, de Patrick Wicken

Duas recensões ao livro histórico Império à deriva, de Patrick Wilcken, sobre a presença da corte portuguesa para o Rio de Janeiro entre 1808  e 1821. Trata-se de um fenómeno único na história mundial (a transferência da capital de um império para uma colónia) que esteve na origem da Independência do Brasil em 1822. Os textos oferecem pontos de vista diferentes.

Endereços: revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2006/03/094_095-resenha.pdf?be076b e www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1112200516.htm


Artigo sobre o filme 48 de Susana Sousa Dias

Artigo de Ana Margarida de Carvalho da revista Visão que apresenta o filme 48, de Susana Sousa Dias. Nesse documentário de 2011, as imagens dos prisioneiros políticos da PIDE (polícia política do regime ditatorial do Estado Novo) conciliam-se com os testemunhos sonoros dessas mesmas pessoas na actualidade.

Endereço: visao.sapo.pt/48-perfilados-de-medo=f599559

Trailer do filme: youtube.com/watch?v=sdilvjaLE_o


"Grândola vila morena" - José Afonso 

Canção de José Afonso (1929-1987), associada para sempre à Revolução de 25 de Abril de 1974. A sua difusão na rádio era a senha para o início das operações que permitiram derrubar o regime ditatorial. José Afonso foi um importante compositor e cantor de intervenção.

Para saber mais: alfarrabio.di.uminho.pt/zeca (sítio Alfarrábio, páginas criadas por Arménia Moutinha Rua)

Discografia: aja.pt/discografia 


"Uma terra que não existe" e "Mono do Império" - Isabela Figueiredo 

Textos de Isabela Figueiredo, publicados no blog Novo Mundo. Nascida em Moçambique em 1963, a autora publicou em 2009 o livro Caderno de Memórias Coloniais, pioneiro no tratamento literário da questão dos "retornados" (portugueses que viviam nas ex-colónias e se instalaram em Portugal após a Revolução de 1974).

Endereços: novomundoperfeito.blogspot.com/2012/08/uma-terra-que-j.html e novomundoperfeito.blogspot.com/2014/07/mono-do-imperio.html


Entrevista à historiadora Irene Flunser Pimentel

Entrevista da jornalista Anabela Mota Ribeiro à historiadora Irene Flunser Pimental, prémio Pessoa 2007, com trabalhos de vulto sobre a PIDE e a condição feminina durante o Estado Novo, entre outros. Publicada originalmente no jornal Público, a entrevista pode ser lida no sítio pessoal da jornalista.

Endereço: anabelamotaribeiro.pt/64735.html